Instituto PIAGET | Campus Universitário de Viseu Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu |
Idosos em Lar/Centro de Dia | Idosos em instituição de Saúde | Idosos no Domicilio |
Acções de sensibilização | Acções de sensibilização | Acções de sensibilização |
Desenho | Desenho | Desenho |
Corte | Jogo das diferenças | Corte |
Tapeçaria | Jogo dos Sinónimos | Tapeçaria |
Bordados | Jogo dos Antónimos | Bordados |
Pintura | Pintura | Pintura |
Jogos de confiança | Jogos de confiança | Jogos de confiança |
Jogos de mesa (Xadrez, Dominó, cartas) | Jogos de mesa (Xadrez, Dominó, cartas) | Jogos de mesa (Xadrez, Dominó, cartas) |
Jogo das diferenças | Puzzle | Jogo das diferenças |
Jogo dos Sinónimos | Histórias e contos populares | Jogo dos Sinónimos |
Jogos populares (malha, petanca) | Poemas, Rimas, Anedotas | Jogo dos Antónimos |
Puzzle | Renda | Puzzle |
Derrubar Garrafas | Costura | Renda |
Jogo dos sons | Leitura e comentário de livros e jornais | Leitura e comentário de livros e jornais |
Dança | Puzzle | Costura |
Histórias e contos populares | Histórias e contos populares | |
Poemas, Rimas, Anedotas | Poemas, Rimas, Anedotas | |
Passeios | Passeios | |
Jardinagem | Jardinagem | |
Jogo dos Antónimos | Jogo dos sons | |
Tarefas agrícolas | Jogo das diferenças | |
Renda | Jogo dos Sinónimos | |
Costura | Culinária | |
Carpintaria | Jogo dos Antónimos | |
Visionamento de filmes | Puzzle | |
Leitura e comentário de livros e jornais | Exercícios de motricidade | |
Jogo das diferenças | Jogo dos sons | |
Jogo dos Sinónimos | ||
Jogo dos Antónimos | ||
Puzzle | ||
Derrubar Garrafas | ||
Jogo dos sons | ||
Ginástica |
Público Alvo: Idosos internados em instituição de saúde
Descrição da Actividade | Local | Objectivos | Material Necessário | Executantes | Duração | |
"Debates" | Sala de convívio da instituição ou quarto do idoso | Ouvir os idosos, informar e esclarecer as dúvidas dos mesmos, assim como, desenvolver as suas capacidades cognitivas (pensamento, atenção, concentração, etc). | *Jornais da região | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 3H | |
"Acção de Sensibilização" | Sala de convívio da instituição ou quarto do idoso | Sensibilizar os idosos para os cuidados de higiene que devem ter para evitarem problemas de saúde e psíquicos. | *Panfletos acerca dos cuidados de higiene *Dvd *Televisão | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 1H | |
"A hora do conto" Actividade em que se lerá um pequeno excerto de um texto e interpretá-lo | Sala de convívio da instituição ou quarto do idoso | Desenvolver as capacidades cognitivas, nomeadamente o pensamento, atenção, concentração e memória. | *Livro de contos | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 2H | |
"Terapia de Grupo"
| Sala de convívio da instituição ou quarto do idoso | Aprofundar o conhecimento do "eu" Aprendizagem de estratégias para lidar com os problemas do dia à dia. | *Cadeiras | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 3H |
Público Alvo: Idosos do lar/centro de dia
Descrição da Actividade | Local | Objectivos | Material Necessário | Executantes | Duração | |
"Expressão Plástica" Decoração de peças de cerâmica, pratos, chávenas, bules | Sala de actividades da Instituição |
| *Peças de Cerâmica *Pincéis *Tintas várias cores *Paletas | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 3H | |
"Hidroginástica" Os idosos irão à piscina para uma aula de hidroginástica | Piscinas Municipais | Praticar exercício físico para melhorar as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais. | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 2H | ||
"Actividade Física" | Salão Polivalente da Instituição |
| *Bolas *Arcos *Elásticos | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 1H | |
"Visita aos utentes do lar" Alguns utentes mais autónomos do SAD, vão passar o dia no lar | Sala de Convívio do lar | Aumentar a auto-estima e a auto-valorização dos idosos. Convívio com outros idosos, promovendo a socialização e evitando o isolamento, a tristeza e a depressão. Proporcionar um dia diferente. | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 6H |
Público Alvo: Idosos em apoio domiciliário
Descrição da Actividade | Local | Objectivos | Material Necessário | Executantes | Duração | |
"Expressão Plástica" Realização alguns trabalhos para exposição e venda (sacas em serapilheira) pintura de anjinhos) | Domicilio do idoso |
| *Anjos de Cerâmica *Pincéis *Tintas várias cores *Paletas *Serapilheira *Linhas *Agulhas | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 3H | |
"Acção de Sensibilização"
| Domicilio do idoso | Prevenir os idosos com algumas sugestões para a contenção de gastos. | *Panfletos | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 2H | |
"Expressão Plástica" Realização de galinhas em ráfia | Domicilio do idoso | Desenvolver as capacidades cognitivas, assim como, a motricidade fina. | *Ráfia de várias cores *Cola *Cartão *Tesoura | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 1H | |
"Expressão Plástica" Construção de arranjos florais em esferovite | Domicilio do idoso | Desenvolver as capacidades cognitivas, assim como, a motricidade fina. | *Esferovite * Flores Secas | *Animador/a Sociocultural e/ou Técnico/a de Gerontologia *Idosos | 6H |
Elaborado por Sara Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário